Dicas para as mães por Patricia Lavratti

porque bebe chora newborn foto

O que acontece com os bebês que choram sem parar? É comum os pais se verem com a incógnita e não saberem o que fazer com o seu bebê chorando… Nessas horas, antes de tudo, muita calma! 🙂
Bem, é importante sabermos que os bebês quando estavam no útero na barriga da mãe, estavam quentinhos, em uma posição confortável, bem apertadinhos e se sentindo seguros. Quando nascem e chegam no ambiente externo tudo muda. Perdeu aquele contato de meses com a mãe, são mudanças de temperatura, sons, luzes, e isso tudo gera ansiedade e insegurança no ser tão pequeninho.

A outra coisa que temos que estar cientes é que a forma que o bebê tem para se comunicar é através do choro. Por isso nunca deixe o bebê chorando. Se ele chora é porque necessita de alguma coisa. Mas como saber o que o bebê precisa? O choro pode significar muitas coisas, como suas necessidades básicas  (fome, calor, frio, xixi, coco,…), desconfortos (como roupas apertadas, cólica, gases, …), insegurança, excesso ou falta de barulho, ou ainda pode ser sinal que o bebê não está bem de saúde, podendo ser sinal de uma dorzinha de ouvido, por exemplo.

Diante de muitas possibilidades, a grande dica é seguir uma check-list dos motivos possíveis para entender as causas do choro do bebê e conseguir atendê-lo:
da Shantala que você pode fazer para aliviar as cólicas e gases, há almofadinhas térmicas de sementes seguras para bebês, o velho banho quentinho com chá de camomila, o novo banhinho de balde (ofurô),… Enfim, há algumas opções mais naturais, mas cada caso tem a sua intensidade e o que vai funcionar melhor para o seu bebê.

Estes são os motivos mais comuns, então se o bebê chora é fundamental ir descartando item por item do check list. Com certeza isso ajudará você e com o tempo aprenderá a identificar mais facilmente o que seu bebê está pedindo. Se mesmo assim o seu bebê ainda chorar muito, você deve partir para um diagnóstico médico. Mas o mais importante é saber que nos primeiros meses de vida há a tendência dos bebês chorarem bastante, pois é a forma de comunicação deles, e aqui fora tudo é novo para eles. E na grande maioria das vezes o que o bebê quer é o contato físico, bastando colocá-lo no peito do pai ou da mãe, dar o colinho para o bebê se sentir seguro. Aqui o remédio é Amor! 🙂  Calma, paciência e tranquilidade é a regra de ouro.

Patricia Lavratti – Fotógrafa especializada em fotografia de recém-nascidos

Fontes: Pediatra Dr. Martins, pediatra Sandra Frota Ávilla Gianelo, e experiência de mamães 🙂