Chá de Bebê, Chá de Fraldas, Baby Shower, Chá Revelação… com variados nomes e estilos, este evento é a festa que antecede a chegada do bebê. É o momento para reunir os amigos e familiares para comemorar o nascimento do neném que está para chegar e presenteá-lo. Mas por onde começar para organizar o Chá? Principalmente para as mamães de primeira viagem, seguem algumas dicas:

cha fraldas bebe dicas

1) Reserve uma data e escolha quem será o host
A maioria das mães escolhem fazer o Chá até dois meses antes do bebê nascer, por volta dos 7 meses de gravidez por ser uma fase tranquila da gestação. A barriga está grande e bem delineada, nesta fase as mulheres ainda não sofrem com inchaços e estão bem dispostas. Além disso, é o período que começa a bater ansiedade, pois está chegando perto do bebê chegar, nada melhor do que uma festa para curtir este momento, celebrar com os amigos e babar nos presentinhos do bebê.
O host é a pessoa que vai ajudar você com todos os preparativos da festa. Geralmente alguém mais próximo é nomeado, podendo ser a vó, a mãe, a irmã, a dinda do bebê, ou até mesmo aquela melhor amiga. O host cuidará de todos os detalhes do Chá, antes e depois da festa, podendo inclusive receber os convidados na sua própria casa.
2) Chá de bebê tradicional?
O Chá de Bebê tradicional envolve somente as mulheres, mas hoje em dia é comum ser uma festa para toda família. Chá de Fraldas, Chá de Roupinha, Chá da Biblioteca do bebê… há muitas versões e estilos de festa. O Chá do momento tem sido o Chá Revelação, onde o sexo do bebê é anunciado na festa! Mas haja coração para segurar a curiosidade! 🙂 Além do estilo de festa, também há quem faz mais de uma. Uma festa para os amigos, outra para a família, outra para os colegas do trabalho, variando os tipos de festa e presentes. É uma questão de escolha e conforme seu círculo de amigos.Tem papais que não gostam desses tipos de eventos, outros querem participar de tudo. A partir daí você decide.
3) Lista de Presentes e Lista de Convidados
Decidido o estilo de festa, hora de fazer a sua lista de convidados. Além disso a lista de presentes. Sim, se você está se perguntando se deve ou não fazer uma lista de presentes, a resposta é sim. Faça a lista com os itens faltantes do enxoval do bebê, facilitará pra você e para os convidados. A sua lista poderá ficar em alguma loja de enxoval de bebê ou ainda o host poderá passar a lista para os seus convidados. Caso você já tenha o enxoval completo, faça um chá de fraldas, dependendo do número de convidados, uma boa dica é inserir tamanhos variados de fraldas.
4) Escolha um tema
É o ponto de partida para se iniciar os preparativos. A decoração, convites, salgadinhos e docinhos, lembranças serão feitas tudo conforme o tema do Chá. Se você não sabe, use a internet para te ajudar com lindas idéias. Na decoração são usados bules fazendo referência ao nome do evento, e também é bem conhecido o famoso “bolo de fraldas”.
5) Espalhe os convites
Hoje em dia os convites são virtuais, mas ainda há quem prefira os convites de papel. Informe no convite sobre a lista de presentes e peça a confirmação de presença. Seguindo a lista dos convidados, mande o convite com uma certa antecedência para você se organizar com a quantidade de comida e bebida para a festa.
6) O que servir?
Seguindo a ideia de “Chá”, geralmente é servido “comidinhas” como salgadinhos, docinhos, biscoitinhos,  etc. Você pode escolher entre fazer tudo em casa ou contratar alguém especializado. Se quiser inovar, faça um cardápio em cima do horário que acontecerá a festa.
7) Atividades da festa
A tradicional brincadeira de adivinhar presentes e a mãe pagar “prenda” não tem sido regra e nem a preferida. As variadas versões do Chá, explicam a diversidade. Algumas mães, inclusive, deixam para abrir os presentes mais tarde, não fazendo o presente ser o momento mais importante. Como exemplo, o conceito do Chá Revelação já torna a festa divertida, onde o grande momento é a revelação do sexo do bebê. O exame é entregue para o host que organizará a festa. É uma festa para todos, a decoração pode ser azul e rosa, toda branca ou cores unissex. Os convidados se dividem em grupos de meninos e meninas, ou de azul e rosa, há brincadeiras e competição. A revelação mais comum é através do bolo que terá o recheio de acordo com o sexo: azul para menino e rosa para menina. Na hora de cortar o bolo ficarão sabendo! Outra forma é os pais abrirem uma caixa grande de presente, balões da cor do sexo do bebê flutuarão! Idéias de atividades vale outro post! Com a participação dos homens, todos se divertem muito com a competição deles trocando fralda de um boneco, os convidados dando papinha infantil ao pai do bebê, desafiando-o a acertar o sabor… É uma feliz confraternização.
8) Lembrancinhas
É sempre legal presentear os convidados no final da festa como um agradecimento e existem muitas lembranças que são fáceis de fazer. Você pode presenteá-los com cupcakes decoradas, cookies, chás personalizados, flores, balas, inúmeros artesanatos conforme o tema do Chá.
9) Registre o momento
Depois de tantos preparativos, uma festa feita com tantos detalhes, reunindo todas as pessoas queridas, compartilhando um momento tão especial, não pode deixar de ser registrado. Registre com ou sem fotógrafo profissional. Vai ser ótimo poder rever tudo isso depois!  🙂

Espero ter dado uma luz a você!

Para as mamães de Florianópolis temos pacotes que incluem as fotos do Chá de bebê.
Consulte-nos: contato@patricialavratti.com ou 48 9111 5888

 Clique aqui e visite nossa galeria!